tay 2.0

Estamos preparando o lançamento do tay 2.0.

Com uma GUI de operação totalmente reescrita, como uma Web-based Application baseada em Websockets. O mini IDE do tay foi totalmente escrito em vanilla Javascript, sem dependências externas, otimizando ao máximo os recursos oferecidos pelo próprio navegador (criptografia, websocekts, drag and drop etc.). O payload total da aplicação não deve superar os 300kb. Ou seja: atualizações serão transparentes para os usuários.

Além de outras vantagens que a sincronização com websockets permite.

Adeus, Qt, obrigado por mais de 10 anos de parceria!

É impossível testar completamente uma aplicação

O site Professional QA é uma excelente repositório de informação sobre testes e suas metodologias. O artigo Software Testing, que apresenta uma visão geral dos desafios e estratégias para entregar com qualidade produtos em constante inovação, considera como o primeiro dos grandes desafios: “é impossível testar completamente (uma aplicação)”.

Assim é. Mas a justificativa para essa impossibilidade não é apresentada da melhor maneira nesse artigo. Na verdade, na Teoria da Computação, esse é um conhecido caso de Indecidibilidade.

Se em teoria é impossível garantir que uma implementação está completamente correta, na prática devemos buscar estratégias e ferramentas que nos permitam garantir ao menos que ela esteja aceitável, mantendo sob controle os riscos de impacto em Produção.

Validação da persistência em Banco de Dados: released

Com o release 1.18.a, a ferramenta tay/Testing conta com suporte a chamadas de stored procedures e funções de usuário, a fim de validar a persistência dos dados dos testes em Banco de Dados, através de conexões ODBC. Os seguintes bancos / drivers ODBC foram testados com sucesso:

  • MS SQL Server 2017
  • Oracle XE 18c
  • PostgreSQL 11
  • MariaDB 5.5

tay/Testing automated testing

Sistemas de missão crítica precisam ser atualizados constantemente para acompanhar a dinâmica do mercado e por isso requerem constante avaliação. Mas a realização de testes efetivos pode ser muito cara e frustrante. A automação dos testes é atualmente o melhor caminho para minimizar o tempo, o custo e as falhas de verificação e validação do software.

tay/Testing permite o gerenciamento, a criação, a execução automática e a documentação extensiva de casos de teste orientados a sistemas de mensageria, em particular sistemas processadores de transações financeiras (EFTs, normalmente sobre o protocolo ISO 8583 e suas variantes), oferecendo recursos para testes efetivos, completos e de rápida execução, com foco em sistemas de aquisição (acquirers) e de autorização (issuers ou stand-ins).

Ela dispensa a utilização de terminais, cartões e outros recursos físicos que normalmente limitam a abrangência dos testes em laboratório.

Aderência aos padrões de mercado

tay/Testing implementa conceitos definidos nos padrões ISO 9646 (Metodology and Framework for Conformance Testing) e UML Testing Profiles (UML 2.0), permitindo a organização das Suítes de Teste de forma racional e compreensível, com resultados adequados tanto aos testes de sistemas e integração quanto aos testes de aceite do usuário.

Implemente testes realistas com mais simplicidade e agilidade

tay/Testing é uma ferramenta bastante versátil e pode simular terminais de diferentes tecnologias (POS, ECR, URA, e-Commerce etc.), como também pode simular sistemas de autorização (MIP, MDS, Ticket etc.).

A principal característica do produto é permitir a composição dos cenários de teste através de amostras de transações e scripts executados por agentes simultâneos. Preferencialmente, as amostras de transações são representadas por arquivos XML de fácil edição, mas arquivos texto (CSV e posicionais) ou logs de comunicação do próprio sistema também podem ser utilizados.

Os scripts são descritos na linguagem tay e utilizam uma série de facilidades para o tratamento de mensagens, comunicação, sequenciamento, temporização, sincronização e outros recursos essenciais. tay é uma linguagem de script proprietária, extensível, orientada a eventos, com suporte nativo a XML, especialmente projetada para facilitar a descrição dos cenários de teste, que podem incluir cenários críticos de concorrência e distribuição, bem como testes de carga.

Outra característica fundamental é a extrema configurabilidade do produto, que permite a definição de variações do ISO 8583; definição de fluxos de mensagens (autorização, estorno, logon, troca de chaves etc.); definição de diferentes interfaces de comunicação (NAC e MNAC, MQSeries etc.); definição de diferentes data pools (arquivos CSV, posicionais, logs TCP/IP, XML etc.).

Saiba mais…

Através do briefing em anexo:

Ou através do email:

tay@logitronic.com.br